"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte
do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura,
fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire).
As mudanças sócio-econômicas, filosóficas, históricas nos últimos anos
influem nas relações de trabalho, na produção do conhecimento e na vida social.
Novos valores, novas referências e novas dinâmicas são exigidas dos cidadãos,
tendo que desenvolver complexas e novas competências, dada à transitoriedade
dos conhecimentos e sua relação com o trabalho. O próprio planeta que nos
abriga vem solicitando continuamente a adoção de novas posturas diante do mundo,
não apenas em relação ao ambiente físico, mas também, nas relações cotidianas
com as pessoas e conosco.
Objetivando contribuir para a formação desse novo profissional, cujo
perfil é demandado de maneira crescente por uma sociedade multidisciplinar, o
estágio deve ser seu momento para a pesquisa, para a observação e reflexão da
prática com a teoria, percebendo a complexidade das relações existentes na
instituição ESCOLA: sua verdadeira função na sociedade; como vem sendo
entendido seu papel na nossa sociedade; a figura do educador x professor; as
relações entre escola e pais, escola e comunidade, direção e professores,
equipe pedagógica e professores, pais e professores, alunos e professores,
funcionários...
Será que a escola é um espaço para o conflito? Conflito? Qual
conflito? Quais? Ou a escola é lugar da harmonia, o lugar que promove a
organização da sociedade harmônica e equilibrada, onde cada coisa está no seu
lugar? Isso é educação? Mas o que é educação? Qual educação?
Há muitas coisas para pesquisarmos neste universo rico e maravilhoso que
é a escola. Lugar sagrado, lugar de conhecer, de aprender, de buscar, de
promover o ser humano em toda sua complexidade e de forma global.
Qual o objetivo do estágio?
Formar o educador engajado e comprometido com a educação, numa
verdadeira perspectiva de mudança. Complementar o processo ensino-aprendizagem,
por meio da conscientização das realidades individuais e incentivar a busca do aprimoramento
pessoal e profissional. Incentivar o
desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de
novas gerações de profissionais empreendedores e organizados, profissionais
capazes de adotar novos modelos, métodos de processos inovadores, tecnologias e
metodologias alternativas, e o mais importante, responsáveis e conscientes de
seu papel na sociedade.
Que desenvolvam a consciência política, o olhar crítico, inovador e
libertador. Seres humanos mais solidários que colaboram, sabem trabalhar em
equipe e respeitam seus colegas e alunos, pois têm respeito por seus trabalhos
e orgulho do que fazem! Desenvolver suas potencialidades individuais e
descobrir potencialidades ainda não percebidas.
O que vou
fazer lá?
No estágio você terá a oportunidade de identificar a função da escola
enquanto instituição e qual o papel que ela vem desempenhando na sociedade
atual.
Terá a oportunidade de ter uma visão da educação básica no Município
do Rio de Janeiro, notando facilmente as influências ambientas e culturais de
cada contexto social na dinâmica da escola. Reconhecerá a importância do planejamento
escolar cooperando com a professora regente na organização de atividades,
aplicando junto com a professora atividades na turma, trazendo sugestões para a
professora, pesquisando formas de ajudá-la com recursos e atividades
diversificadas.
Viver experiências de aprendizagem com os alunos e com professores em
contextos diferentes, ou seja, o estagiário vai observar a dinâmica da turma e
da escola e depois, deverá sempre perguntar à professora se quer ajuda, ou
mesmo, percebendo a necessidade de ajudar, auxiliar, cooperar apoiando nas
atividades (seguindo sempre as orientações da professora regente, perguntando o
que pode fazer...), cooperando com o ambiente e sendo exemplo para os alunos.
Isso já é uma grande ajuda e mostrará o seu interesse e bom desempenho. Coloque
em prática os embasamentos recebidos nas disciplinas pedagógicas do IECD,
sempre respeitando o espaço da professora e se mostrando solícito. Estamos lá
para aprender e cooperar.
Você pode ajudar na chamada, montar cartazes, murais, ajudar um aluno
ou grupo em uma atividade, transcrever atividades no quadro, distribuir e
recolher material, auxiliar na organização da sala, colaborar com outras
atividades (música, teatro, recreação...), ajudar na preparação de eventos na
escola, cujas atividades são pedagógicas: festinha das mães, páscoa, dia do
índio e etc.
Todo dia fazer seu DIÁRIO DE BORDO. Registrar o que ocorreu no dia. Você
terá a fichinha para registro, mas também deverá escrever em outro papel como
foi o dia de forma mais detalhada. Quais atividades realizou e sua avaliação do
dia. Colocar fotos da turma, caso a professora permita que você tire foto e
colocar trabalho dos alunos em anexo no seu portifólio ilustrando o seu dia,
mostrando as atividades que foram realizadas e que você vivenciou.
Dar uma aula que será combinada com a professora regente e a
professora de prática. Esta aula acontecerá na presença da professora de
prática que realizará a avaliação da mesma, devendo mostrar o plano de aula e
as evidências – foto, atividades dos alunos e etc.
O que eu não devo fazer?
Ir à rua para algum funcionário, ausentando-se da escola. Corrigir
trabalhos sem gabarito. Se oferecer para substituir a professora regente quando
a mesma faltar (caso acontecer da escola pedir ajuda, procure ajudar, mas
sempre tendo o auxílio da pessoa responsável), preparar matrizes sem orientação
da professora regente, acompanhar aluno à residência seja por qualquer motivo, comparecer
ao estágio sem estar devidamente uniformizado e responsabilizar-se pelo manuseio
de dinheiro.
Não trocar e-mails com alunos, msn, orkut, telefone e etc. No estágio
você representa um professor. Não “segurar” algum aluno por qualquer motivo. Se
estiver sozinho e algo acontecer chamar sempre a professora ou outro
funcionário em caso de desentendimento na turma.
Qual o uniforme? Como devo me comportar?
Com tranqüilidade; ser assíduo; manter uma aparência adequada.
Uniforme: Blusa da escola, calça da escola (azul marinho) e jaleco azul. Sapato
preto e meia branca. Caso use bijuteria, utilizar discretas. Evitar o uso de
gírias. Evitar o uso do celular na sala de aula (caso precise utilizar o
celular, avise à professora o motivo, solicite sua permissão para ligar fora da
sala). Lembre: Pela lei não é permitido o uso de celular na sala de aula. Caso
merende na escola, fazê-lo junto com a turminha, evitar conversas
desnecessárias com outros estagiários em sala de aula. Evitar “grupinhos” na
hora do recreio. Obedecer os horários estabelecidos, nunca merendar, chupar
balas ou mascar chiclete na sala de aula. Não se ausentar toda hora para ir ao
banheiro. Procurar respeitar o horário do recreio para ir ao banheiro e beber
água.
Cumprir as normas estabelecidas, obedecer às regras da escola,
respeitando a Direção e funcionários e acatando as normas estabelecidas.
Lembrar que somos visitantes nestes ambientes e estamos representando a nossa
escola. Ter cuidado com as brincadeiras com os alunos.
IMPORTANTE: Após, ter
comparecido à CRE, trazer para o IECD e entregar à professora de Prática uma
cópia do Contrato que você preencheu e foi assinado pela CRE.
Aluno menor de 18 anos não pode assinar sozinho o contrato. Dever ter
ao lado da assinatura do aluno, a assinatura do responsável com nº de
identidade e CPF.
Qualquer problema, avisar à professora de prática e comunicar à
escola (IECD).
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