sexta-feira, 22 de março de 2013

PROJETO GENTILEZA GERA GENTILEZA




GINCANA 2013
Plano de Ação
PROJETO GENTILEZA GERA GENTILEZA
Justificativa:
Observando os problemas que a escola atualmente enfrenta, percebemos a necessidade de envolver nossos alunos e alunas em ações pedagógicas, cuja ênfase fosse o repensar posturas mais inteligentes e felizes diante da vida.
No entanto, como envolvê-los em ações, às quais se sintam coautores e responsáveis pelas atividades propostas, construindo vínculos com a ideia inicial, sujeitos colaboradores de outras ações que sejam oriundas do próprio corpo discente, vivenciando de forma consciente, solidária e autônoma a dinâmica do espaço escolar?
A escola é um espaço rico! Rico de conflitos, diferenças, histórias, perspectivas, conhecimentos e buscas. Mas, a correria do cotidiano, o distanciamento de cada um, a falta de limite, a falta do diálogo, a falta de tempo... A falta, falta, falta tem atravancado nosso entrosamento. E temos tanta falta, falta de tanta coisa, que a escassez se faz presente quase que concretamente. Sendo assim, resolvemos “dar um tempo”, um tempo para todos nós. Sentarmos, conversarmos e junto com os representantes de cada turma do Curso Formação de Professores do Instituto de Educação Carmela Dutra, com a Direção, Orientação Educacional e Articuladores apresentar uma proposta inicial: a realização de uma gincana.
Para quê uma gincana? Uma gincana lembra grupos, organização, cooperação, participação, entusiasmo, envolvimento... Sim, queremos envolvimento. E para que haja envolvimento, é preciso que haja prazer, vontade de fazer, querer! Uma gincana é uma forma de mobilizar a escola em ações variadas, provocando o exercício de habilidades e aquisição de competências a partir de uma dimensão lúdica!
A proposta foi aceita pelo grupo que assumiu o compromisso de trazer sugestões para realização da mesma.


TEMPOS MODERNOS
Eu vejo a vida
Melhor no futuro
Eu vejo isso
Por cima de um muro
De hipocrisia
Que insiste
Em nos rodear
Eu vejo a vida
Mais clara e farta
Repleta de toda
Satisfação
Que se tem direito
Do firmamento ao chão
Eu quero crer
No amor numa boa
Que isso valha
Pra qualquer pessoa
Que realizar, a força
Que tem uma paixão
Eu vejo um novo
Começo de era
De gente fina
Elegante e sincera
Com habilidade
Pra dizer mais sim
Do que não, não, não
Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Não há tempo
Que volte amor
Vamos viver tudo
Que há pra viver
Vamos nos permitir
Eu quero crer
No amor numa boa
Que isso valha
Pra qualquer pessoa
Que realizar, a força
Que tem uma paixão
Eu vejo um novo
Começo de era
De gente fina
Elegante e sincera
Com habilidade
Pra dizer mais sim
Do que não
Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
E não há tempo
Que volte amor
Vamos viver tudo
Que há pra viver
Vamos nos permitir
E não há tempo
Que volte amor
Vamos viver tudo
Que há pra viver
Vamos nos permitir

Objetivo Geral:
Conscientizar através de atividades e desafios sobre a importância da solidariedade, da convivência amigável, do respeito, do compromisso diante das escolhas assumidas e dos cuidados com o espaço escolar, através de práticas que promovam o exercício da cooperação, do diálogo, da reflexão, do refazer, da autonomia, da responsabilidade e resgate da autoestima.
Resgatar o perfil do aluno no Curso Formação de Professores

Objetivos Específicos:
Manter a sala limpa;
Aumentar a presença e participação da turma nas aulas;
Melhorar a relação social com colegas, professores e funcionários;
Demonstrar comprometimento com o Curso através do empenho nas disciplinas;
Preservar o ambiente escolar;
Promover a criatividade;
Realizar atividades de cunho pedagógico que atendam aos objetivos propostos.


Cronograma de Reunião 1º/ 2º bimestre
Data
Horário/ Local
Pauta
22/03
10:30h
Sala de Artes
Apresentação da Proposta
29/04
10:30h
Sala de Artes
Elaboração do Plano de Ação
Tema gerador
Objetivo
Ações
Divisão das ações






















Proposta Inicial
1º Encontro
No dia 22 de março foi apresentada a proposta inicial que era “pontuar” alguns critérios de comportamento citados pela Direção do Instituto, assim como, o envolvimento com espaço escolar e com o curso, por exemplo, a presença, o uso adequado do uniforme, a manutenção do ambiente etc. com o objetivo de melhor a convivência e o “estar” neste espaço.
A Direção pensou em uma “premiação”, uma atividade cultural resultante do envolvimento e bom desempenho das turmas na realização das ações, até então, apontadas.
No entanto, percebemos que essas ações vão além desta mudança comportamental, mas sim, de uma mudança de consciência, o repensar posturas, se assumir enquanto sujeito histórico, crítico, atuante e responsável, assim como, o exercício da cidadania.
2º Encontro
No dia 29 de abril os representantes da maioria das turmas estiveram presentes para elaboração do Plano de Ação da gincana e discussão de diretrizes.
Sugestões dos representantes:
As turmas terão etapas a cada bimestre para atingirem uma pontuação, cumprindo os objetivos traçados. Cada semana, fora as atividades diárias, como por exemplo: manter a sala limpa, presença da turma, melhorar as relações pessoais, bom desempenho nas matérias etc. teremos atividades  decorrentes do tema gerador bimestral que determinará algumas ações.

Será realizada uma autoavaliação em ficha mensal para o professor e alunos. A ficha terá o objetivo de registro dos avanços e dificuldades de ambas as partes.
Nós sugerimos o emocionômetro como forma de dinamizar essa autoavaliação, mas nem todos adotaram.

Durante a reunião do dia 29 de abril conversamos sobre muitos pontos importantes, levantados pelos alunos:
A competição é algo negativo?
Não. Competir é algo saudável. Todos nós gostamos de mostrar em que somos bons, não significa “melhores que alguém”, mas bom naquilo em que nos propomos a fazer. O que caracteriza a competição como algo negativo e a postura do competidor, e não a competição em si. Além disso, a competição em grupo deve promover a união, a autonomia, a responsabilidade de cada um dentro do grupo. Isso é mais um ponto importante, somos fortes quando nos unimos e o fato de sermos diferentes não nos impede de trabalhar juntos.
     Qual o papel do líder? Do representante da turma?
O líder não é aquele que coage, obriga e por fim, enfraquece o grupo. Não é o superior e nem melhor. É alguém que foi escolhido para representar o grupo e certamente apresenta características que o grupo elege como importantes para que ele o represente. No entanto, esse mesmo grupo, pode perceber quando alguém não o representa mais. Quando o líder deixa de representar o grupo para se representar. Podendo assim, realizar outra votação.
 O líder é alguém disposto a cooperar e deve trabalhar a humildade, delegar e compartilhar decisões em grupo. Não se lidera para ganhar, se lidera para competir de forma saudável. Aprender a trabalhar em equipe é requisito primordial para nossa socialização.
     Divergir é ruim?
Não. As divergências são saudáveis. Divergir promove o crescimento, a troca de ideias e o contato com pontos de vista diversos. Devemos ter cuidado com as dissidências. A dissidência caracteriza o “racha” do grupo, a intolerância, a falta de diálogo e até mesmo, a total indiferença.
     E como convivemos conosco?
A boa convivência conosco é principio importante para uma inteiração proveitosa. Esse princípio promove a necessidade de revermos os males da convivência em nós mesmos, antes de quaisquer cobranças ou transferências de responsabilidade.
   E quando a turma não abraça a ideia da gincana?
Façamos nossa parte. Cada um tem o direito de escolha desde que respeite o direito do outro. Muitas vezes, uma ideia começa tímida, e a certeza do que estamos fazendo, assim como, a satisfação que temos em realizar, acaba contagiando outras pessoas.


Segue o Plano de Ação elaborado pelos alunos sob a coordenação da Equipe.


Tema gerador do 2º bimestre:
 “É preciso saber Conviver”

Objetivo:
Melhorar as relações dentro da escola. Promover o afeto, o respeito e a solidariedade;
Promover a saúde emocional.

Ações:
1ª série – Cada turma terá uma semana para o desenvolvimento da ação.
Atividade com slogans – a importância das atitudes saudáveis – físico/ emocional ( saudável com você, com o outro, com o ambiente).
Confecção de slogans para afixar em locais estratégicos, distribuições dos mesmos através de marcadores de livro, porta lápis, broches etc. Trabalhar com material reciclável.

Semana
Turma





























Início da Ação:
Fim da Ação:
Local: Murais do corredor, coordenação, Recepção, Biblioteca, Refeitório, Carmelinha e Pátio Interno. Responsáveis e comunidade.

2ª série – Cada grupo de turma irá trabalhar com um recurso diferente
T.2001, 2004, 2005 – Construção de Vídeo
T. 2002, 2003, 2006 – Construção de Mural Interativo
Utilizar poesias, letras de músicas, fotos, pinturas... Provocar reflexões e interagir com a comunidade escolar sobre o respeito às diferenças, a amizade, a importância do conhecimento etc.

Início da Ação:
Fim da Ação:

Data / Horário
Local
Turma


























3ª série e 4ª série – Cada turma apresentará uma dinâmica, um teatro “vivo” ou outra atividade durante os 15 min do recreio no pátio interno. As atividades abordarão situações cotidianas como forma de sensibilizar os alunos presentes para aspectos importantes da vida diária: a intolerância, o afeto, o respeito, a discriminação, o bullying, o senso de justiça, ética etc.

Início da Ação:
Fim da Ação:

Data
Turma
Tema





























Ações Comuns
Manter a sala de aula – controle do lixo e murais;
Separar um espaço da escola para os grafiteiros,
Diminuir as pichações;
Otimizar a presença;
Melhorar o desempenho nas disciplinas.

Acompanhamento das Ações

Cada Atividade deverá ser entregue ao SOE/SOP por escrito no formato de projeto: Introdução, Objetivo, Desenvolvimento e após, registro com fotos. (POP)

Sala de Aula – Acompanhamento será feito pelos funcionários (manutenção)

Mural – Acompanhamento – Professor (Prática)

Presença, Horário e Participação – Professores (Ficha de autoavaliação e avaliação)

Bibliografia:


ALVES. Rubem. A alegria de ensinar. 3. ed.São Paulo:Ars Poética,1994
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/INL, 2000
MINIC, Carlos. Ecologia e cidadania. Rio de Janeiro: Moderna, 2000.

DEMO, P. A nova LDB: ranços e avanços. São Paulo: Papirus, 1997.
GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 1991.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Editora Perspectiva, 1993.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
__________ Educação como prática da liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1975. 150 p.
_________  Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
SAVIANI, D. A nova Lei da Educação – LDB: trajetória, limites e perspectivas. São Paulo: Autores Associados, 1997.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente. Editora Libertad, 2000.

Aspectos a serem resolvidos:

Enviar por e-mail o Plano de Ação da Gincana
Disponibilizar para as turmas o Plano
Fechar o cronograma
Digitar as Fichas de Autoavaliação e avaliação
Propor ao PPIP a utilização das atividades como carga horária.
Distribuição e explicação sobre o preenchimento do POP



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