PPIP
Reorientação Curricular de 2006
Texto baseado na Reorientação
Curricular de 2006
A Reorientação Curricular entende o
“saber fazer” muita além da formação teórica. A proposta de PPIP é articular a
teoria com a prática na formação do Professor. O fio condutor de articulação
das disciplinas é a Prática Pedagógica. Ela carrega em toda sua amplitude os saberes construídos
pelos alunos nestes 4 anos de curso, promovendo o espaço para a aplicação,
reflexão e conscientizando de que esta formação está em eterna construção, pois
a prática pedagógica pede teoria/reflexão/avaliação constante de todos os
envolvidos neste processo de ensinar/aprender e aprender/ensinar permeado por
contextos sócio-históricos diversos.
“Os conteúdos apresentados
nos diferentes âmbitos de conhecimento do curso de formação de professores só
irão adquirir valor instrumental quando se integrarem ao pensamento prático do
professor e contribuírem com a produção do conhecimento pedagógico.
Considerando ser a prática o fio condutor que une tais conhecimentos,
necessários ao desenvolvimento das competências específicas de um bom
professor, acreditamos que o seu olhar deva ser direcionado desde cedo para
além das observações do espaço escolar, aprendendo assim, com a própria
prática, a interpretar os fatos que acontecem no cotidiano. Este olhar de
professor-pesquisador deverá ser
construído ao longo das
quatro séries através do que chamamos Iniciação à Pesquisa.”
Objetivos a alcançar nestes quatro anos:
“É importante ainda ressaltar que: (1) a prática não deve tornar-se uma
mera aplicação de teorias, mas precisa constituir-se como espaço que
possibilite a construção de saberes advindos dessa mesma prática; (2) a
iniciação à pesquisa não se destina ao desenvolvimento precoce e desnecessário
do academicismo, o foco é o desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica
sobre a realidade educacional e sobre o fazer pedagógico cotidiano.
• Dominar diferentes linguagens, primordialmente a verbal.
• Compreender e dominar os conteúdos que deverão ser trabalhados no
primeiro segmento do ensino fundamental.
• Enfrentar situações-problema relacionando conceitos disciplinares a
contextos específicos.
• Articular os conhecimentos adquiridos com as situações do cotidiano
(relação teoria/prática).
• Projetar ações e pensar propostas de intervenção na realidade.
• Trabalhar em equipe respeitando as especificidades e as diferenças,
contribuindo com a transformação social.
• Analisar as dificuldades dos alunos, interpretando seus progressos e
provendo suas necessidades.
• Ampliar seus conhecimentos gerais (culturais) e pedagógicos numa
perspectiva de formação continuada.
• Compreender as relações entre os
diversos componentes curriculares.
Sugestão de atividades a
serem desenvolvidas para a 4ª série:
• Vivências do cotidiano
escolar através de observação, co-participação e participação em
turmas de Educação Infantil
e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.
• Vivências do cotidiano
escolar através de observação e co-participação em classes de Educação de
Jovens e Adultos e/ou Indígena.
Caso seja impossível o
acesso a uma turma deste tipo, desenvolva atividades que permitam
ao aluno ter conhecimento
de tal realidade: pesquisas em documentos oficiais, revistas,
jornais.
• Elaboração de
planejamento de aula para turmas de Educação Infantil/Ensino Fundamental, com
acompanhamento do professor responsável. (**)
• Regência de turma nas
classes acima referidas sob supervisão do professor responsável. (**)
• Elaboração de trabalho de
pesquisa, utilizando as situações da prática em diferentes escolas, culminando
com a apresentação do trabalho em forma de relatório, mural, palestra etc.
• Realização de leituras de
livros, filmes e trabalho com imagens para subsidiar discussões e/ou utilização
de diferentes linguagens.
• Seleção de livros
didáticos e para-didáticos.
• Participação em
atividades culturais para ampliação do capital cultural do aluno.
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