sexta-feira, 1 de março de 2013

PPIP Reorientação Curricular de 2006



PPIP
Reorientação Curricular de 2006
Texto baseado na Reorientação Curricular de 2006

A Reorientação Curricular entende o “saber fazer” muita além da formação teórica. A proposta de PPIP é articular a teoria com a prática na formação do Professor. O fio condutor de articulação das disciplinas é a Prática Pedagógica. Ela carrega em  toda sua amplitude os saberes construídos pelos alunos nestes 4 anos de curso, promovendo o espaço para a aplicação, reflexão e conscientizando de que esta formação está em eterna construção, pois a prática pedagógica pede teoria/reflexão/avaliação constante de todos os envolvidos neste processo de ensinar/aprender e aprender/ensinar permeado por contextos sócio-históricos diversos.

“Os conteúdos apresentados nos diferentes âmbitos de conhecimento do curso de formação de professores só irão adquirir valor instrumental quando se integrarem ao pensamento prático do professor e contribuírem com a produção do conhecimento pedagógico. Considerando ser a prática o fio condutor que une tais conhecimentos, necessários ao desenvolvimento das competências específicas de um bom professor, acreditamos que o seu olhar deva ser direcionado desde cedo para além das observações do espaço escolar, aprendendo assim, com a própria prática, a interpretar os fatos que acontecem no cotidiano. Este olhar de professor-pesquisador deverá ser
construído ao longo das quatro séries através do que chamamos Iniciação à Pesquisa.”

Objetivos a alcançar nestes quatro anos:
“É importante ainda ressaltar que: (1) a prática não deve tornar-se uma mera aplicação de teorias, mas precisa constituir-se como espaço que possibilite a construção de saberes advindos dessa mesma prática; (2) a iniciação à pesquisa não se destina ao desenvolvimento precoce e desnecessário do academicismo, o foco é o desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica sobre a realidade educacional e sobre o fazer pedagógico cotidiano.
• Dominar diferentes linguagens, primordialmente a verbal.
• Compreender e dominar os conteúdos que deverão ser trabalhados no primeiro segmento do ensino fundamental.
• Enfrentar situações-problema relacionando conceitos disciplinares a contextos específicos.
• Articular os conhecimentos adquiridos com as situações do cotidiano (relação teoria/prática).
• Projetar ações e pensar propostas de intervenção na realidade.
• Trabalhar em equipe respeitando as especificidades e as diferenças, contribuindo com a transformação social.
• Analisar as dificuldades dos alunos, interpretando seus progressos e provendo suas necessidades.
• Ampliar seus conhecimentos gerais (culturais) e pedagógicos numa perspectiva de formação continuada.
• Compreender as relações entre os diversos componentes curriculares.

Sugestão de atividades a serem desenvolvidas para a 4ª série:
• Vivências do cotidiano escolar através de observação, co-participação e participação em
turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.
• Vivências do cotidiano escolar através de observação e co-participação em classes de Educação de Jovens e Adultos e/ou Indígena.
Caso seja impossível o acesso a uma turma deste tipo, desenvolva atividades que permitam
ao aluno ter conhecimento de tal realidade: pesquisas em documentos oficiais, revistas,
jornais.
• Elaboração de planejamento de aula para turmas de Educação Infantil/Ensino Fundamental, com acompanhamento do professor responsável. (**)
• Regência de turma nas classes acima referidas sob supervisão do professor responsável. (**)
• Elaboração de trabalho de pesquisa, utilizando as situações da prática em diferentes escolas, culminando com a apresentação do trabalho em forma de relatório, mural, palestra etc.
• Realização de leituras de livros, filmes e trabalho com imagens para subsidiar discussões e/ou utilização de diferentes linguagens.
• Seleção de livros didáticos e para-didáticos.
• Participação em atividades culturais para ampliação do capital cultural do aluno.

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