Observação: Trazer para o próximo encontro de PPIP – 6ªfeira,
dia 15/03, a
história e o significado do seu nome. Traga
também seu autorretrato, além de folha ofício, lápis de cor, lápis
preto, tesoura e borracha.
PPIP EF
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL
OBJETIVOS:
Entregar a alguém responsável pela turma as ORIENTAÇÕES PARA
ORGANIZAÇÃO DOS CADERNOS e ATIVIDADES DE PPIP;
Realizar a dinâmica “Em nome da arte, a arte do nome”;
Relacionar a dinâmica à proposta do Contrato Pedagógico e ao
PP do ano de 2013;
Perceber que a dinâmica é uma forma de dar opinião e
confrontar, no sentindo de trabalhar os diversos pontos de vista;
Ressaltar valores e boas atitudes no grupo e
profissionalmente;
Perceber que os direitos são baseados em necessidades;
Desenvolver o relacionamento, comunicação e
responsabilidade;
Observar que direitos implicam deveres.
DESENVOLVIMENTO
Explicação
A dinâmica
1º)Imagine um mundo novo. Um mundo sem regras e que nunca
foi habitado. Dividir a turma em grupos e ler o seguinte texto:
Imagina que você descobriu um novo país, onde ninguém tinha
vivido antes, e onde não havia leis, nem regras. Você e seus colegas do seu
grupo serão os pioneiros nesta nova terra. Não sabem que tipo de estatuto terá
lá.
2º)Individualmente o aluno escreverá uma lista com três
direitos que pensa ser essenciais para todas as pessoas que vão habitar este
país. Assim, o professor pedirá para as pessoas partilharem o que escreveram e
chegarem ao acordo, montando uma lista de 10 direitos que o grupo ache que
devem ser garantidos. Deverão dar um nome ao país e montar sua lista.
3º) Cada grupo irá apresentar seu país à turma. Se houver
direitos repetidos, assinalar. Todos os grupos devem se apresentar e explicar
suas escolhas. Depois o professor pedirá
para que encontrem, caso haja, direitos que se contradigam.
Dicas para discussão:
Podemos agrupar direitos semelhantes em conjunto? Quais?
Estas listas estão próximas ou distantes da nossa realidade?
No que o grupo se baseou para construir a sua lista?
Como ocorreu o trabalho dos grupos? Foi difícil fazer uma
única lista? Qual motivo?
Como avaliam a atividade? Que lições e aprendizagens podem
levar desta vivência?
AVALIAÇÃO
Participação e produção dos alunos.
RECURSOS:
Folha ofício, lápis preto e borracha. Quadro branco ou
papelógrafo.
Observação: Na aula anterior, distribui – Folha com dicas para
trabalhar o Contrato Pedagógico no Fundamental. Enviei por email o texto O que
é Contrato Didático para a próxima aula de CDPEF.
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