sábado, 16 de março de 2013

ENCONTRO "EM NOME DA ARTE, A ARTE DO NOME" E "PAÍS IMAGINÁRIO"



Observação: Trazer para o próximo encontro de PPIP – 6ªfeira, dia 15/03,  a história e o significado do seu nome. Traga  também seu autorretrato, além de folha ofício, lápis de cor, lápis preto, tesoura e borracha.
PPIP EF



PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETIVOS:
Entregar a alguém responsável pela turma as ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DOS CADERNOS e ATIVIDADES DE PPIP;
Realizar a dinâmica “Em nome da arte, a arte do nome”;
Relacionar a dinâmica à proposta do Contrato Pedagógico e ao PP do ano de 2013;
Perceber que a dinâmica é uma forma de dar opinião e confrontar, no sentindo de trabalhar os diversos pontos de vista;
Ressaltar valores e boas atitudes no grupo e profissionalmente;
Perceber que os direitos são baseados em necessidades;
Desenvolver o relacionamento, comunicação e responsabilidade;
Observar que direitos implicam deveres.
DESENVOLVIMENTO
Explicação
A dinâmica
1º)Imagine um mundo novo. Um mundo sem regras e que nunca foi habitado. Dividir a turma em grupos e ler o seguinte texto:
Imagina que você descobriu um novo país, onde ninguém tinha vivido antes, e onde não havia leis, nem regras. Você e seus colegas do seu grupo serão os pioneiros nesta nova terra. Não sabem que tipo de estatuto terá lá.
2º)Individualmente o aluno escreverá uma lista com três direitos que pensa ser essenciais para todas as pessoas que vão habitar este país. Assim, o professor pedirá para as pessoas partilharem o que escreveram e chegarem ao acordo, montando uma lista de 10 direitos que o grupo ache que devem ser garantidos. Deverão dar um nome ao país e montar sua lista.
3º) Cada grupo irá apresentar seu país à turma. Se houver direitos repetidos, assinalar. Todos os grupos devem se apresentar e explicar suas escolhas. Depois o professor pedirá  para que encontrem, caso haja, direitos que se contradigam.
Dicas para discussão:
Podemos agrupar direitos semelhantes em conjunto? Quais?
Estas listas estão próximas ou distantes da nossa realidade? No que o grupo se baseou para construir a sua lista?
Como ocorreu o trabalho dos grupos? Foi difícil fazer uma única lista? Qual motivo?
Como avaliam a atividade? Que lições e aprendizagens podem levar desta vivência?

 AVALIAÇÃO
Participação e produção dos alunos.
RECURSOS:
Folha ofício, lápis preto e borracha. Quadro branco ou papelógrafo.
Observação: Na aula anterior, distribui – Folha com dicas para trabalhar o Contrato Pedagógico no Fundamental. Enviei por email o texto O que é Contrato Didático para a próxima aula de CDPEF.















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