domingo, 17 de março de 2013

"ENCONTRO DO AUTORRETRATO"



PPIP EF
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL
ENCONTRO

OBJETIVOS:
Realizar a técnica do autorretrato;
Relacionar a técnica à proposta do Contrato Pedagógico e ao PP do ano de 2013;
Perceber que a técnica do autorretrato é uma forma de socializar, promover  a valorização de cada um no grupo e individualmente;
Ressaltar valores e boas atitudes no grupo e profissionalmente;
DESENVOLVIMENTO
Explicação
A técnica do autorretrato promove o trabalho da área do conhecimento: ARTE. Uma das áreas do conhecimento citadas no PCN, além de envolver temas transversais como: ética, pluralidade cultural... Temas que devem estar presentes na discussão do grupo e norteando todo trabalho pedagógico, pois dizem respeito à convivência no espaço escolar e na sociedade. Desenvolvendo a autoestima, o exercício e a construção da autonomia, o resgate da identidade, o respeito às diferenças, a solidariedade, a cidadania etc.
É uma técnica que pode ser realizada de diversas formas. Outras atividades podem surgir a partir dela, como por exemplo, o “Livro da Vida”, onde as crianças pesquisam sua história junto ao seu grupo familiar, construindo assim, um livro onde contam a história de seu nome, significado do mesmo, fatos importantes; ilustram com desenhos, fotos, cartões e xerox de documentos (certidão de nascimento, xerox da ultra).
A técnica
1º) As meninas podem usar batom, geralmente os meninos não gostam, podemos utilizar algum vegetal, por exemplo, beterraba. (Opção que nos daria a oportunidade de trabalhar também cores, corantes naturais etc. Mas esse já é outro assunto).
Após passar o batom, ou molhar os lábios na beterraba (cada aluno e aluna traz o seu), beijar a folhinha de papel ofício centralizando de forma que possibilite o desenho de seu rosto. Podemos aproveitar uma sala onde haja espelho.
Após, cada aluno colocará seu nome em letra bastão e uma virtude, um valor que já tenha construído, ou que está perto de alcançar. No nosso caso, um valor, uma virtude que você já tem a oferecer ao magistério e ao grupo.
2º) Os alunos irão apresentar seu autorretrato e apresentar a virtude, o valor que já construíram. Um traço da sua personalidade que considera bom e importante ao trabalho enquanto professor e à convivência no grupo.
AVALIAÇÃO
Participação e produção dos alunos.
RECURSOS:
Folha ofício, batom, canetinha, lápis de cor, lápis preto e borracha.
Observação: Distribuir na sala uma folhinha com dicas de outras técnicas para a realização do autorretrato. Fonte: Nova Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário