PPIP EF
PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS E INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL
ENCONTRO
OBJETIVOS:
Realizar a
técnica do autorretrato;
Relacionar a
técnica à proposta do Contrato Pedagógico e ao PP do ano de 2013;
Perceber que a
técnica do autorretrato é uma forma de socializar, promover a valorização de cada um no grupo e
individualmente;
Ressaltar
valores e boas atitudes no grupo e profissionalmente;
DESENVOLVIMENTO
Explicação
A técnica do
autorretrato promove o trabalho da área do conhecimento: ARTE. Uma das áreas do
conhecimento citadas no PCN, além de envolver temas transversais como: ética,
pluralidade cultural... Temas que devem estar presentes na discussão do grupo e
norteando todo trabalho pedagógico, pois dizem respeito à convivência no espaço
escolar e na sociedade. Desenvolvendo a autoestima, o exercício e a construção
da autonomia, o resgate da identidade, o respeito às diferenças, a
solidariedade, a cidadania etc.
É uma técnica
que pode ser realizada de diversas formas. Outras atividades podem surgir a
partir dela, como por exemplo, o “Livro da Vida”, onde as crianças pesquisam
sua história junto ao seu grupo familiar, construindo assim, um livro onde
contam a história de seu nome, significado do mesmo, fatos importantes; ilustram
com desenhos, fotos, cartões e xerox de documentos (certidão de nascimento,
xerox da ultra).
A técnica
1º) As meninas
podem usar batom, geralmente os meninos não gostam, podemos utilizar algum
vegetal, por exemplo, beterraba. (Opção que nos daria a oportunidade de
trabalhar também cores, corantes naturais etc. Mas esse já é outro assunto).
Após passar o
batom, ou molhar os lábios na beterraba (cada aluno e aluna traz o seu), beijar
a folhinha de papel ofício centralizando de forma que possibilite o desenho de
seu rosto. Podemos aproveitar uma sala onde haja espelho.
Após, cada aluno
colocará seu nome em letra bastão e uma virtude, um valor que já tenha
construído, ou que está perto de alcançar. No nosso caso, um valor, uma virtude
que você já tem a oferecer ao magistério e ao grupo.
2º) Os alunos
irão apresentar seu autorretrato e apresentar a virtude, o valor que já
construíram. Um traço da sua personalidade que considera bom e importante ao
trabalho enquanto professor e à convivência no grupo.
AVALIAÇÃO
Participação e
produção dos alunos.
RECURSOS:
Folha ofício,
batom, canetinha, lápis de cor, lápis preto e borracha.
Observação:
Distribuir na sala uma folhinha com dicas de outras técnicas para a realização
do autorretrato. Fonte: Nova Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário