quinta-feira, 14 de março de 2013

ENCONTRO CONTRATO PEDAGÓGICO



CONTRATO PEDAGÓGICO
Turma 400___

    Trata-se da relação professor/aluno/saber.
  O contrato didático é “o conjunto de comportamentos do professor que são esperados pelo aluno e o conjunto de comportamentos do aluno que são esperados pelo professor”. Nada mais do que “expectativas”, segundo Henry. Para ele o contrato é renovado e adaptado por intermédio de alguma forma de negociação. Os contratos didáticos sofrem influência dos contextos nos quais se estabelecem, já que a relação professor/aluno/saber sofre influência de fatores externos.
    Passos
1 - Explicar o que venha ser o Contrato Didático/Pedagógico
2 - Propor a elaboração
Levantamento de sugestões e itens do contrato
Discussão
Registro
Assinatura
3 - Avaliação e autoavaliação periódicas.

Minhas sugestões e de vocês para o Contrato, o nosso “Então, Ta Combinado” Para todos nós, Professora, Alunas e Aluno:

1 - Todos nós devemos nos respeitar e nos esforçarmos para manter um clima de companheirismo, promovendo a troca de conhecimento e a aproximação de todos;
2 - Evitar grupos “fechados”;
3 – Democratizar informações e ajudar a quem precisa. Compartilhar conhecimentos e vivências;
4 – Ter organização com cadernos e trabalhos seguindo as orientações da professora. Manter os cadernos em dia;
5 – Saber ouvir os colegas e a professora. Entregar os trabalhos obedecendo os prazos;
6 – Saber falar com tranquilidade, expor suas ideias e respeitar os pontos de vista diferentes. Ter assiduidade;
7 – Participar das aulas, não alimentar conversas paralelas e não fazer usos de mídias e aparelhos eletrônicos na hora da aula;
8 – Ter cuidado com sua postura e a fala, não sentar nas mesas, estar uniformizado adequadamente e ao precisar sair da sala, comunicar o motivo;
9 – Pesquisar sobre os assuntos relativos às aulas e ir além do que foi dado na sala. Seja curiosa (o), arrisque, pesquise, investigue. Trazer novidades para as aulas;
10 – Desenvolver o hábito da leitura;
11 – Usar o dicionário;
12 – Evitar faltas. Comunicar ao SOE o motivo das mesmas e trazer ao professor a determinação do SOE o mais rápido possível.
13 – Que a Professora saiba conduzir a turma incentivando ao estudo e pesquisa. Que a professora seja paciente e compreensiva;
13 – Que as aulas sejam dinâmicas e que a turma demonstre interesse, maturidade e compromisso;
14 – As apresentações de grupos acontecerão no decorrer das aulas e farão parte da prática pedagógica, as alunas vivenciarão a docência de várias formas;
15 – Utilização de diversos espaços da escola, assim como, organização desses espaços, montando cartazes, organizando murais e campanhas dentro do espaço escolar;
16 - 

AGORA É COM VOCÊS! VAMOS LER, DISCUTIR E ACORDAR NOSSAS REGRAS, DIREITOS E DEVERES PARA TER UMA BOA RELAÇÃO COM O GRUPO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário