CONTRATO PEDAGÓGICO
Turma 400___
Trata-se da relação
professor/aluno/saber.
O contrato didático é “o
conjunto de comportamentos do professor que são esperados pelo aluno e o
conjunto de comportamentos do aluno que são esperados pelo professor”. Nada
mais do que “expectativas”, segundo Henry. Para ele o contrato é renovado e
adaptado por intermédio de alguma forma de negociação. Os contratos didáticos
sofrem influência dos contextos nos quais se estabelecem, já que a relação
professor/aluno/saber sofre influência de fatores externos.
Passos
1
- Explicar o que venha ser o Contrato Didático/Pedagógico
2
- Propor a elaboração
Levantamento de sugestões e itens do
contrato
Discussão
Registro
Assinatura
3
- Avaliação e autoavaliação periódicas.
Minhas sugestões e de vocês para o Contrato, o nosso
“Então, Ta Combinado” Para todos nós, Professora, Alunas e Aluno:
1
- Todos nós devemos nos respeitar e nos esforçarmos para manter um clima de
companheirismo, promovendo a troca de conhecimento e a aproximação de todos;
2
- Evitar grupos “fechados”;
3
– Democratizar informações e ajudar a quem precisa. Compartilhar conhecimentos
e vivências;
4
– Ter organização com cadernos e trabalhos seguindo as orientações da
professora. Manter os cadernos em dia;
5
– Saber ouvir os colegas e a professora. Entregar os trabalhos obedecendo os
prazos;
6
– Saber falar com tranquilidade, expor suas ideias e respeitar os pontos de
vista diferentes. Ter assiduidade;
7
– Participar das aulas, não alimentar conversas paralelas e não fazer usos de
mídias e aparelhos eletrônicos na hora da aula;
8
– Ter cuidado com sua postura e a fala, não sentar nas mesas, estar
uniformizado adequadamente e ao precisar sair da sala, comunicar o motivo;
9
– Pesquisar sobre os assuntos relativos às aulas e ir além do que foi dado na
sala. Seja curiosa (o), arrisque, pesquise, investigue. Trazer novidades para
as aulas;
10
– Desenvolver o hábito da leitura;
11
– Usar o dicionário;
12
– Evitar faltas. Comunicar ao SOE o motivo das mesmas e trazer ao professor a
determinação do SOE o mais rápido possível.
13
– Que a Professora saiba conduzir a turma incentivando ao estudo e pesquisa.
Que a professora seja paciente e compreensiva;
13
– Que as aulas sejam dinâmicas e que a turma demonstre interesse, maturidade e
compromisso;
14
– As apresentações de grupos acontecerão no decorrer das aulas e farão parte da
prática pedagógica, as alunas vivenciarão a docência de várias formas;
15
– Utilização de diversos espaços da escola, assim como, organização desses
espaços, montando cartazes, organizando murais e campanhas dentro do espaço
escolar;
16 - AGORA É COM VOCÊS! VAMOS LER, DISCUTIR E ACORDAR NOSSAS REGRAS, DIREITOS E DEVERES PARA TER UMA BOA RELAÇÃO COM O GRUPO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário