segunda-feira, 22 de abril de 2013

ATIVIDADE – DIA DO ÍNDIO DIA DAS MÃES (FAMÍLIA) DIA DO TRABALHO



INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA
ATIVIDADE – DIA DO ÍNDIO 
DIA DAS MÃES (FAMÍLIA)
DIA DO TRABALHO
ENCONTRO DE PPIP/ TURMA ____
DIA: ___/___/13

ATIVIDADE 1:HISTÓRIA  “PAIS E MÃES” Autor Nelson Albissu/ Editora Cortez
PLANO DE AÇÂO Relacionando: Dia das Mães/Dia do Trabalho
Objetivos gerais:
Conversar com a turma sobre a família – sua origem e importância;
Valorizar e identificar a figura que independente de ser a mãe biológica, faz o papel de mãe, criando e educando;
Conhecer as atribuições das mulheres nas aldeias indígenas, assim como as escravas. Como viviam com seus filhos.
Realizar oficinas para oferecer às mães, organizadas pelas turmas;
Discutir e valorizar o trabalho doméstico;
Elaborar questões junto à turma para que pensem sobre quais as atividades que cada um exerce que pode ser considerada um trabalho – “Eu trabalho?” “Eu ajudo em casa?” “O que eu posso fazer para ajudar?”;
Elaborar cartõezinhos, cartinhas, bilhetinhos... Vivenciando a função social da escrita;
Elaborar junto com a turma a lista de material utilizado na oficina;
Valorizar a importância do grupo familiar para a sociedade e o respeito à diversidade dos grupos familiares;;
Promover a valorização da figura materna que pode estar representada para a criança na figura da avó, do pai, da tia, da madrinha e etc., refletindo novamente sobre as diversas configurações familiares;
Enfatizar a importância dos sentimentos, do convívio e respeito no grupo.

Enfoque:
História e Geografia: Dia das Mães – valorizar a figura de quem faz o papel de mãe seja um tio, uma tia, pai, avó... A origem do Dia das mães. O Trabalho – trabalho doméstico, O que você faz para ajudar em casa? As mulheres que têm dupla jornada de trabalho, reconhecimento e valorização dessas cidadãs. O trabalho da mulher no campo e na cidade. O trabalho das mulheres nas aldeias indígenas, o trabalho das escravas no Brasil. As profissões que as mulheres exercem hoje e que eram profissões ditas como masculinas. Para as turmas maiores: podemos citar como a mulher era inferiorizada durante a História da Humanidade/ Português: trabalhar através de recursos como histórias e teatro vivo, atitudes conscientes de cidadania (Ajuda nas tarefas domésticas, o cuidado com o consumo de energia, da água e etc. Quando você economiza na sua casa, você está ajudando a sua família a economizar também) que podemos realizar para melhorar o ambiente da nossa casa, a convivência e as finanças. Confecção de recados, redações, cartõezinhos e etc. // Matemática: Probleminhas relativos ao tema.// Ciências: Cuidados que devemos ter com a higiene da nossa casa. A dengue. Como está o nosso quintal, a nossa caixa d’água? Pesquisar para as mamães os cuidados que devem ter ao limpar a casa, a posição da coluna para varrer e etc. Pesquisar dicas de beleza não só física, como também emocional; sorriso, abraço e etc. Como devem fazer com o manuseio do óleo de cozinha usado, receitas e dicas para reaproveitar alimentos, embalagens...

Algumas atividades:
Atividades com músicas, histórias, vídeos que tratem do tema: família. Pedir que os alunos levem para a sala de aula fotos da família e que numa grande roda falem de como é sua família, a rotina de cada um e etc. Pedir que tragam a  ultrassonografia (caso o responsável permita que a criança leve à escola). É uma oportunidade de reforçar o quanto a tecnologia está presente nas nossas vidas e sua importância.
Outra sugestão de atividade é trocar as fotos antes das apresentações propriamente ditas, e pedir que cada aluno apresente como se fosse sua família. Será uma experiência interessante. Talvez, ele determine uma “função” para algumas pessoas do grupo familiar que não seja a real função no grupo. Essa atividade permite às crianças perceberem que a função em si, não é tão importante, mas o que cada um representa pra ela no grupo. E se ela, criança, tem contribuído de alguma forma para o grupo familiar com suas atitudes, palavras e etc.
O vídeo dos Flistones mostra de forma ilusória como era a vida na Idade da Pedra, no entanto é possível, fazermos comparações com outros desenhos, cujas histórias se passam em outros contextos históricos, mostrando também uma diversidade de grupos familiares e contextos. O desenho para os menores e o filme para os maiores vai favorecer esses olhares e o trabalho desses conceitos com a turma. Será que a família foi sempre a mesma?
O importante é enfatizar que a família, seja qual for a formação do grupo, é uma instituição importante para a sociedade, que ela faz parte da nossa história como o primeiro grupo do qual fazemos parte e é ali, no grupo, que aprendemos os primeiros passos, recebemos valores, hábitos, costumes,  idéias e nos identificamos.
Será que a família foi sempre a mesma? Como era a função do pai, da mãe nas famílias antigas? E hoje? Como era a vida da família? As pessoas tinham tempo para conversar, contar histórias, brincar com os filhos? E hoje, temos tempo? Que histórias contavam? Que músicas cantavam? Dormiam cedo? Que tipo de música dançavam? Como era o som? Havia CD? Como meus avós se vestiam? Onde eles moravam? E etc. (Caso, a família ainda tenha alguma música que possa ser tocada na sala, ou mesmo algum objeto ou equipamento que permita a reprodução daquela mídia, perguntar à família se há possibilidade de trazer para a escola e mostrar para a turma. Imaginem quantas músicas, ritmos aparecerão. As crianças vão notar que a produção cultural é algo vivo, a qual também participamos da produção, criando e transformando, assim como, somos influenciados).
Outra sugestão é marcar um bailinho na sala com as músicas que as vovós da turma gostam, por exemplo.
Essas e outras questões podem ser levantadas através de entrevistas com perguntas elaboradas pelos alunos na sala de aula e serão feitas em casa, com a própria família do aluno. É uma forma de provocar nossos alunos e seus familiares para que de alguma forma conversem, troquem informações, que nossos alunos tomem conhecimento da história de suas famílias e de sua própria história e origem. Alguns alunos não têm sua origem familiar na região sudeste, sua origem familiar é de outra região... Aproveite isso! Incentive o seu aluno à pesquisa, instigue a sua curiosidade. Não esqueça que o processo tecnológico se construiu inicialmente a partir da necessidade, da curiosidade, da tentativa, da ousadia, da criatividade. Vamos despertar esse espírito curioso nos nossos alunos.
Levantar listas, como por exemplo, o que eu aprendi com a minha família, por qual motivo minha família é importante, por qual motivo eu sou importante para a minha família, o que eu ensinei para a minha família e etc. Mostrar para os alunos que embora as famílias, atualmente, estejam se distanciando um pouco por conta da vida corrida, do trabalho, das mães trabalharem fora, por causa da tv, da internet (e esse distanciamento é muito ruim – podemos enviar mensagens aos familiares durante essas duas semanas sobre a importância de terem qualidade no momento que estiverem em casa junto de seus filhos), algumas coisas mudaram para melhor. Hoje, a criança tem mais espaço para conversar com seus pais, fazer perguntas... Coisa que não acontecia antigamente. Hoje, há uma abertura maior, neste sentido, filhos e pais, tios, tias, avós... Estão mais próximos. Entrevistas elaboradas pelas crianças; realização de oficinas; confecção de convite e/ ou recado, receitas; Trabalhar com músicas, poesias, histórias; Confecção de cartazes, de dicas (panfletos) para ajudar em casa e etc. Redação. Pesquisas. Reciclagem


ATIVIDADE 2: CONFECÇÃO DE PETECA

Neste encontro confeccionamos petecas com material reciclado.
Liste o material que utilizou
Cite dois conteúdos que podem ser trabalhados e partir desta atividade e a que áreas do conhecimento pertencem.
Escolha um conteúdos entre os dois que citou e elabore um objetivo











Você gostou dessa atividade? Com ela podemos trabalhar diversos conteúdos e integrá-los, claro que não podemos dar conta de tantos conteúdos em uma única aula e nem precisamos mudar nosso Plano de Curso em função das atividades. No entanto, podemos procurar adaptar novas abordagens para desenvolver os conteúdos, tornando-os significativos, interessantes e contextualizados.
Por exemplo, a atividade da confecção da peteca, surgiu do material sobre o índio, onde vocês tiveram acesso a endereços de link’s (vídeos/ depoimentos) sobre a realidade do índio brasileiro na atualidade, mostrando que não podemos trabalhar a cultura indígena de forma romântica e ultrapassada, assim como, sobre hábitos das crianças e adultos de uma tribo: brincar. Na tribo, adultos e crianças brincam e a peteca é um brinquedo de origem indígena. Poderíamos realizar no Ensino Fundamental, diversas atividades relacionadas ao conteúdo “Cultura Indígena” que está mais ligado à área de História/Geografia.
Alguns exemplos:
Português
Verbos/ tempos verbais (A partir da brincadeira da peteca, realizamos diversos movimentos, ou seja, ações/ verbos. Assim poderíamos trabalhar após a brincadeira)
Construção de texto ( Descrever as regras para a brincadeiras)
Construção de texto – receita (Instruções e material para confecção da peteca)
Ciências
Lixo reciclável e não-reciclável

Colar foto da sua peteca:

Nenhum comentário:

Postar um comentário