
As datas comemorativas não devem ser a
linha norteadora do trabalho desenvolvido pela escola. Elas podem estar
presentes de forma contextualizada, trabalhadas a partir da problematização de
questões importantes para o grupo e inseridas nas diversas áreas do
conhecimento.
Uma escola que valoriza a ética, a
cidadania, a conscientização, o pensamento crítico promove a criança. E esse
promover significa desmistificar alguns conceitos, trabalhando a história, o
real significado e a origem dessas datas, assim como, tudo que é decorrente
dela.
PP: Conexão Carmela - Tema Gerador:
TECNOLOGIA E CONSUMISMO? QUAL O REAL
OBJETIVO DA PÁSCOA?
Objetivos:
Apresentar o tema da semana;
Despertar no
aluno a importância de sabermos a origem das datas comemorativas no nosso país;
Conhecer a
origem da Páscoa;
Conhecer e
saber o significado dos símbolos da Páscoa;
Promover a
confraternização do grupo;
Compreender o malefício do consumismo para a vida social e para o ambiente.
Compreender o malefício do consumismo para a vida social e para o ambiente.
Enfoques: História
e Geografia – Onde surgiu a Páscoa? Como era comemorada? Qual a origem dessa
festa? – Ciência /tecnologia – O Cacau – suas propriedades e benefícios à
saúde. Saúde – o cuidado ao ingerir muito açúcar, importância de uma
alimentação balanceada. Como é feito o chocolate? As pessoas sempre trocavam
ovos de chocolate? Como era antigamente? Português – Elaboração de texto/
trabalho com música, poesia. Matemática – cálculos.
Recursos e atividades: Pesquisa no laboratório de informática; pintura de ovos de
galinha; desenho; utilização de vídeo. Trabalho com música (rima). Confecção de
texto, por exemplo, montar um comercial de tv sobre a Páscoa (trabalhar a
criatividade, a linguagem oral, expressão e etc./ Utilizar os
"apelos" da mídia/ Discutir com a turma por quais motivos temos tanta
necessidade de comprar, de consumir/ o que você consome, te consome?); plantar
girassol (que é um símbolo da Páscoa). Realização de amigo oculto. Confecção de
uma receita. Trabalho com encarte – promoções, cálculos e etc. Fração.
PP:
cidadania que a gente quer por aqui - Tema Gerador:
Coelhinho
Da Páscoa, Que trazes Pra mim? Cidadania!
Objetivos:
Conhecer a origem histórica da Páscoa e as diferentes
formas de comemorá-la;
Desenvolver atividades que promovam o verdadeiro
sentido que a Páscoa representa: solidariedade, afeto, colaboração, renovação,
amizade e cidadania;
Estimular o exercício da cidadania através de doações
a instituições filantrópicas que necessitem de colaborações (trabalho
voluntário);
Conhecer através de reportagens, vídeos ONG’s que
fazem um trabalho de promoção do cidadão, integrando-o novamente à sociedade;
Compreender a questão ideológica do consumismo como
algo que não está relacionado com a Páscoa;
Confeccionar um bolo de chocolate com a turma;
Realizar um lanche coletivo na sala de aula para
confraternização do grupo.
Enfoque: O verdadeiro sentido da Páscoa/ Os símbolos da
Páscoa/ O consumismo/ Sistema Monetário/ Peso – sistema de medida./ Textos –
receitas com chocolate, música e poesia.
Recursos
e atividades: Encartes, trabalhar
a relação peso e preço, pesquisa de preço – gráfico e tabela/ Problemas que
envolvam o tema/ Lanche coletivo/ Amigo Oculto – barra de chocolate - Troca de
cartões/ Músicas/ Histórias/ Confecção de receita e etc.
PROFESSORA MARIS
FONTE: PROJETOS PEDAGÓGICOS DO
CARMELINHA (PLANOS DE AÇÃO) ELABORADOS COM A COLABORAÇÃO DAS PROFESSORAS DO
ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO TRABALHEI NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (2009/2010)
Excelente atividade,cheia de ideia e detalhes veio bem na hora certa.
ResponderExcluir